
CONDIÇÕES GERAIS INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
Para assegurar a máxima performance do produto, siga rigorosamente os procedimentos recomendados de instalação. A garantia somente será válida mediante instalação realizada por profissionais habilitados.
1. ESPECIFICAÇÃO
1.1. Os profissionais envolvidos na gestão de projetos devem ser corretamente assessorados, para garantir que a instalação seja realizada conforme norma brasileira (ABNT NBR 14917-2) da melhor maneira e assim satisfazer às expectativas do cliente, evitando reclamações posteriores.
1.2. Promova produtos e soluções de acordo com o local e tráfego onde serão utilizados.
1.3. Realize a inspeção prévia do local para garantir que as condições atendam aos requisitos estabelecidos neste manual. Recomenda-se o acompanhamento técnico da obra desde a etapa preparatória até a finalização da instalação.
2. VERIFICAÇÃO DAS ETIQUETAS
IMPORTANTE: Verifique as informações da etiqueta do produto, como modelo e cor, antes da instalação. Ao concluir o serviço, entregue as etiquetas ao responsável técnico da obra.
3. MANUSEIO E ESTOCAGEM DOS PRODUTOS
3.1. Certifique-se de que as condições de estocagem dos produtos estejam adequadas (local coberto e fechado, ventilado, com temperatura constante entre 16° e 29°C). Lembre-se que os produtos devem ser aclimatados no local da instalação por pelo menos 24 horas fora da embalagem antes do início dos trabalhos.
3.2. Caixas e complementos devem ser armazenados em áreas limpas e planas e sobre bases elevadas em relação ao solo. Respeite as condições:
- Armazene as caixas na posição horizontal, nunca em pé ou de lado;
- Empilhe no máximo 5 caixas para evitar deformações;
- Evite exposição direta ao sol;
- Não armazene sobre áreas com aquecimento no piso.
- Em áreas externas mesmo coberto o produto não pode receber incidência de calor ou chuva.
3.3. Verifique o material quanto a defeitos visíveis ou danos antes da instalação. Caso encontre algum defeito, entre em contato com nosso departamento técnico antes de iniciar o trabalho.
4. SEGURANÇA NA OBRA
4.1. A segurança no local de trabalho é sua responsabilidade, siga as instruções abaixo.
4.2. Guarde todos os adesivos, argamassas, primers, ferramentas e equipamentos em um lugar seguro e fora do alcance de crianças.
4.3. Mantenha todas as áreas de trânsito livres de obstruções, lixos e produtos não utilizados.
4.4. Descarte os resíduos imediatamente e com regularidade.
4.5. Mantenha as ferramentas limpas e em boas condições de trabalho.
4.6. Use e armazene corretamente estiletes e outros instrumentos de corte.
4.7. Use todos os EPIs recomendados: óculos de segurança, botas de borracha ou sapatos de segurança, luvas, máscara, protetor auricular e capacete, quando necessário.
4.8. Utilize roupas apropriadas para o trabalho: camisas de mangas compridas, calças de trabalho e joelheiras de proteção.
4.9. Tenha cuidado com as ferramentas de corte.
5. TIPOS DE CONTRAPISO PERMITIDOS
5.1. Cimento: desempenado ou laje de concreto (que atendam os requisitos da sessão 13.3.1).
5.2. Cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos polidos (que atendam os requisitos de sessão 13.3.2).
5.3. Revestimento vinílico existente que esteja firmemente aderido ao substrato, denso, não acolchoado e em apenas uma camada.
5.4. Com sistemas de calefação: PISO VÍNILICO RÍGIDO SPC SINGULAR FLOOR pode ser instalado sobre contrapisos com sistemas de aquecimento com a temperatura de até 29ºC. O sistema de aquecimento deve ser apagado por 72 horas antes da instalação e ligado gradualmente 24 horas após a instalação, aumentando de 5 em 5ºC até atingir às condições de operação normais de até 29ºC. Para mais informações, siga as recomendações do fabricante do sistema de calefação.)
5.5. Áreas molhadas e molháveis (exemplo: Lavabos, banheiros, cozinhas e áreas de serviço): O PISO VÍNILICO RÍGIDO SPC SINGULAR FLOOR é à prova de água, porém, é necessário vedar o espaço de dilatação perimetral com silicone, inclusive ao redor do vaso sanitário, para evitar que a água infiltre embaixo do revestimento. Não utilize dentro do BOX.
6. TIPOS DE CONTRAPISO NÃO PERMITIDOS
6.1. Piso de Madeira em ambiente térreo ou subsolo: Qualquer tipo de piso de madeira (tacos, tábuas, parquets, laminados etc.) em ambientes térreos ou de subsolo, deverão ser removidos e a base preparada adequadamente.
6.2. VCT ou Paviflex® com adesivo betuminoso (cola preta) em ambientes térreos ou subsolos: o piso e a cola deverão ser completamente removidos. O resíduo de cola preta deve ser regularizado com uma argamassa resistente à umidade como: Planiprep Contract – após a secagem do Planiprep Contract, instale VAPORGUARD 150X.
6.3. Substratos desnivelados (desvio maior que 3mm em 2ml ou instáveis).
6.4. Substratos com altas índices de deflexão como: Pisos elevados, mezaninos metálicos etc.
Situações de uso NÃO recomendadas:
- Áreas externas;
- Cozinha industrial;
- Box de banheiro;
- Lugares com alta exposição de luz solar direta e prolongada, ou onde temperaturas do ambiente ultrapassam dos 29 °C.
7. ANÁLISE DO CONTRAPISO
Para mais informações sobre preparação do contrapiso verifique sessão 13, 14 e 15 deste manual.
A base onde o piso será instalado deverá encontrar-se sempre em condições adequadas. Seguindo sempre os requisitos mínimos descritos na norma brasileira ABNT NBR 14.917-2:2022. A está superfície deve estar:
- Limpa – verifique sessão 14 deste manual;
- Seca: com umidade residual inferior a 2,5% – verifique sessão 13 deste manual;
- Impermeabilização obrigatória ao vapor de umidade em pisos térreos (em contato com o solo) – verifique sessão 13 deste manual;
- Impermeabilizada a pressão de água, quando necessário – verifique sessão 13 deste manual;
- Plana e regular: com variações máximas de 3mm em 2m-verifique sessão 13 deste manual;
- Firme, sólida, curada e com resistências adequadas – verifique sessão 13 deste manual;
É responsabilidade do instalador alertar e assessorar o cliente sobre estas necessidades e soluções. Em nenhum caso deve-se iniciar a instalação se todos estes pontos não tiverem sido corretamente verificados e aprovados.
8. FERRAMENTAS PARA A INSTALAÇÃO DOS PISOS VINÍLICOS RIGIDOS SPC
- Espaçadores/Calços
- Estilete
- Linha de Marcação
- Martelo de Borracha
- Fita Métrica
- Esquadro
- Lápis
9. ORIENTAÇÕES PRÉVIA A INSTALAÇÃO
Certifique-se de avaliar a qualidade dos produtos entregues antes de iniciar os trabalhos de preparação do substrato. Não serão aceitas reclamações relacionadas a materiais que já tenham sido cortados ou ajustados ao tamanho desejado. No caso de pisos com design de madeira, deve-se selecionar peças de pelo menos três caixas diferentes e combiná-las, evitando que peças com o mesmo padrão fiquem próximas umas das outras.
9.1. Aclimatação: O Piso VINÍLICO RIGIDO SPC da SINGULAR FLOOR deverá ser aclimatado, por um período mínimo de 24 horas, nos ambientes onde será instalado, de acordo com as condições detalhadas abaixo.
9.2. Condições de temperatura Ambiente: O PISO VINÍLICO RIGIDO SPC da SINGULAR FLOOR deve ser instalado em condições constantes de pré, durante e pós instalação, sendo elas:
- Temperatura do ambiente entre 15-29°C
- Temperatura da superfície entre 15-29°C
- O piso deve ser mantido entre 15-29°C
9.3. O PISO LVT RIGIDO SPC da SINGULAR FLOOR não deve ser instalado em ambientes com exposição solar direta prolongada, ou onde a temperatura do ambiente ultrapassa 29°C. Neste caso, sugere-se a coleção de LVT Naturalis ou Bioma da SINGULAR FLOOR.
Verifique se o contrapiso/ substrato atende todos os requisitos citados nas secções 7. ANÁLISE DO CONTRAPISO deste documento.
IMPORTANTE: Contrapisos permitidos: A instalação pode ser feita diretamente sobre cerâmicas ou pedras que estejam bem niveladas e com rejuntes de até 3 mm, sem necessidade de preparação adicional.
10. INSTALAÇÃO
10.1. PLANEJAMENTO LAYOUT
- O piso deve ser instalado na mesma direção à fonte de luz (como janelas e portas).
- Determine o centro do ambiente marcando o centro de cada parede. Passe uma linha de giz entre esses dois pontos.
- Faça um teste das fileiras de réguas até a parede. Se a última fileira ficar com menos de 5 cm de largura, ajuste a linha central para garantir que a última régua tenha pelo menos 5 cm. O objetivo é equilibrar os cortes do ambiente.
- Deslocamento de topo das juntas das réguas: as juntas finais de cada régua devem ser deslocadas pelo menos 30 cm em um padrão aleatório.
- Equipamentos e objetos pesados, como armários, devem ser instalados primeiro, e nunca devem ser fixados diretamente sobre o Piso Vinílico Rígido SPC. Garante a folga de expansão de 6 mm ao redor dos pés dos móveis ou do equipamento; caso isto não seja possível, compensar a dilatação com 12 mm do lado oposto ao móvel instalado.
- Trabalhe com várias caixas abertas de piso e faça uma visualização prévia antes de começar a instalar as réguas. Isso permitirá selecionar os diferentes veios e cores, organizando-os de forma harmoniosa. Lembre-se de que é responsabilidade do instalador alinhar as expectativas do cliente sobre a aparência final do piso e reordenar peças que não atendam a essas expectativas.
- Antes da instalação, inspecione as réguas sob luz natural para identificar possíveis falhas ou danos.
10.2. ESPAÇO DE DILATAÇÃO
Os revestimentos de pisos se expandem e contraem com as variações normais de temperatura e umidade. PISO VÍNILICO RÍGIDO SPC SINGULAR FLOOR é flutuante, e deve ser instalado permitindo sua livre dilatação e contração.
- Em um único ambiente com áreas de até 15 m x 15 m, não é necessário utilizar perfis de dilatação (transição), neste caso, deixar a dilatação em todo o contorno do ambiente com 12 mm;
- Abaixo de batentes de portas e outras superfícies verticais, os mesmos devem ser recortados para permitir a dilatação do piso.
- Em superfícies verticais sem rodapé ou acabamento de dilatação (como portas de vidro de correr), é necessário um espaço de expansão mínimo de 6mm, preenchido com um selante flexível (silicone), e/ou coberto com perfil piso-parede.
- Não instale o piso sob compressão ou forçando as juntas.
Utilize espaçadores apropriados para deixar uma folga de dilatação de no mínimo 6 mm em todo o contorno do ambiente. As sobras do próprio piso podem ser usadas como espaçadores. Certifique-se de manter essa distância de 6 mm em relação a acessórios do local, como tubos, batentes de portas e similares. É importante que essa folga de expansão permaneça livre, sem preenchimento por silicone, cabos elétricos ou quaisquer outros materiais.
10.3. EXECUTANDO A INSTALAÇÃO
10.3.1Antes de instalar: realize o processo de planejamento layout indicado na sessão 11.1. PLANEJAMENTO LAYOUT.
10.3.2Remova o encaixa click do lado das réguas que ficarão voltados para a parede. Isso garante que a superfície decorativa do piso fique bem sob o acabamento do rodapé. Utilize um estilete para marcar várias vezes o click até que ela se solte facilmente.
10.3.3Comece em um canto posicionando a primeira régua com o lado recortado voltado para a parede. Utilize espaçadores ao longo de cada parede para manter o espaço de dilatação de 6 mm. Ajuste a fileira para que o corte final não tenha menos de 30 cm.
10.3.4Instalação da segunda fileira: para fixar a segunda régua, encaixe a extremidade curta da régua inserindo o click na ranhura em um ângulo e abaixe-a no lugar. Continue esse processo até o final da primeira fileira.
10.3.5Ajuste da última peça da fileira: quando chegar a última régua da fileira, gire-a 180° com o lado decorativo voltado para cima, posicione ao lado da fileira, marque e corte o excesso. Ao usar um estilete, corte pelo lado decorativo. Utilize a sobra da fileira anterior para iniciar a próxima fileira.
10.3.6Instalação das fileiras seguintes: encaixe a extremidade curta da régua no sistema click, posicionando-a em um ângulo. Abaixe a régua cuidadosamente para encaixar o macho do click no encaixe fêmea da régua da fileira anterior. Em seguida, deslize a régua até que esteja totalmente alinhada com a última régua instalada e finalize pressionando-a para baixo, garantindo o travamento seguro de ambos os encaixes. As emendas das réguas devem estar sempre deslocadas em pelo menos 30 cm entre fileiras adjacentes.
10.3.7Ajuste final de cada fileira: bata suavemente com um martelo de borracha para encaixar bem as extremidades das réguas.
10.3.8Instalação sob batentes de portas: corte a base do batente da porta para permitir que a régua deslize livremente. Bata na extremidade longa com um martelo de borracha para encaixá-la corretamente.
10.3.9Furos para canos: meça o diâmetro do cano e perfure um furo com 12 mm a mais que essa medida. Corte um pedaço da régua e encaixe-a no local. Em seguida, posicione a peça cortada no lugar.
10.3.10Finalizando a instalação: para instalar a última fileira, utilize a largura da régua definida no processo de planejamento e layout, não podendo ter menos de 5 cm de largura. Use um martelo de borracha e uma barra de tração para travar as extremidades longas das réguas na última fileira.
10.4. FINALIZAÇÃO
- Retire os espaçadores e instale os rodapés e perfis de transição.
- Proteção das bordas: Proteja todas as bordas expostas do piso instalando rodapés e/ou perfis de transição.
11.PÓS-INSTALAÇÃO
11.1Proteção do Piso
- Se outras equipes estiverem trabalhando na área de instalação, proteja o piso com um material de proteção respirável aprovado, como placas protetoras para construção ou papel kraft reforçado de 60 lb.
- Proteção contraluz solar: Evite a exposição direta ao sol para reduzir o desbotamento e a dilatação térmica do piso;
- O uso de um capacho de no mínimo 2 passos na entrada do ambiente é recomendado para eliminar até 80% do resíduo de tráfego;
- Nunca arraste itens pesados ou móveis pelo chão, mas levante-os;
- Forneça cadeiras de escritório e outros equipamentos com rodas com rodízios de poliuretano com base plana.
- Sempre use protetores de cadeira sob cadeiras com rodízios e protetores de pernas de móveis com um mínimo de 3,8 cm de diâmetro.
11.2Manutenção Inicial
- Sempre utilize um limpador com pH neutro, como detergente neutro. Certifique-se de que o piso esteja completamente seco antes de permitir o tráfego de pessoas.
12. MANUTENÇÃO DIÁRIA E SEMANAL
- Varra, utilize um mop seco ou aspire o piso conforme necessário para remover sujeira e partículas soltas. Não utilize aspiradores com escovas giratórias ou barras batedoras.
- Recomenda-se limpar imediatamente qualquer líquido derramado.
- Passe um mop úmido (evite excesso de água no piso) conforme necessário.
13. INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES: PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO
13.1CONTRAPISO LIMPO – ANÁLISE DO CONTRAPISO Recomenda-se varrer ou aspirar cuidadosamente toda a área, garantindo uma superfície limpa, livre de poeira, resíduos soltos e caroços, deixando o contrapiso pronto para a instalação.
13.2CONTRAPISO PLANO – ANÁLISE DO CONTRAPISO A planicidade do contrapiso deve ser medida com uma régua de 2 m. Para instalação de pisos vinílicos, devem-se cumprir as normas ABNT NBR 14.917-2:2022 e ABNT NBR 15.575-3:2013, que estabelecem um máximo de 3mm de desnível entre dois pontos quando se utiliza a régua de 2ml. Eventuais irregularidades, depressões, ondulações, rugosidades ou qualquer outro ponto que possa afetar no aspecto estético do piso vinílico instalado, deverão ser corrigidos adequadamente.
13.3REGULARIZAÇÃO DO SUBSTRATO – ANÁLISE DO CONTRAPISO
13.3.1Contrapisos Cimentícios: com variações de planicidade acima de 3mm em 2 ml devem ser regularizados com argamassas recomendas. Regularizações de baixa espessura, para correções pontuais, tamponamento de buracos, etc, recomendamos Planiprep SC da Mapei ou uma argamassa com características similares e secagem rápida. Para regularizações de 3mm até 10mm em toda a área, recomendamos o uso das argamassas autonivelantes Piso Plano da SINGULAR FLOOR ou Novoplan 1-10 da Mapei. Caso a regularização seja de espessura entre 10-40mm, use Ultraplan Contract 3-40 da Mapei. Seguir rigorosamente a ficha técnica e instruções de instalação do fabricante da argamassa a ser utilizada.
13.3.2Revestimentos existentes de cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos polidos: Revestimentos de cerâmica ou pedra natural (cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos polidos) bem nivelados e com rejunte de até 3mm não precisam de regularização. No caso de rejuntes acima de 3mm de largura, uma regularização cobrindo apenas o rejunte com Planiprep SC da Mapei é recomendado. Caso haja desnivelamento maior que 3mm entre placas, corrigir com Planiprep SC ou uma das argamassas autonivelantes listadas acima de acordo com a espessura média a ser aplicada. Assegurar que a base esteja dentro dos requisitos de planicidade (3mm em 2ml) antes de seguir com a instalação do revestimento. Ler atentamente a ficha técnica dos produtos mencionados antes da aplicação e aguardar o tempo de secagem recomendada antes de seguir com a instalação do PISO VINÍLICO RÍGIDO SPC da SINGULAR FLOOR.
13.4CONTRAPISO FIRME – ANÁLISE DO CONTRAPISO
A base apta para instalação do piso deve apresentar resistências mecânicas adequadas, e não deve apresentar partes soltas ou desprendimento de partículas que possam provocar o descolamento do revestimento. Essas resistências são prescritas nas normas vigentes: quando à compressão, mínima de 15MPa para as classes de uso 21, 22 e 23, mínima de 20MPa para as classes de uso 31,32 e 33 e mínima de 25MPa para as classes de uso 34, 41, 42 e 43; quando à tração direta de 0,5MPa para as classes de uso 21, 22 e 23 e de 1,0MPa para as demais classes de uso. Além disso, a base deve estar coesa (baixo ou nulo índice de esfarelamento e desagregação). Em geral, deve também possuir uma cura mínima de 28 dias.
13.5CONTRAPISO IMPERMEABILIZADO – ANÁLISE DO CONTRAPISO
Oriente o seu cliente sobre a importância da impermeabilização do contrapiso e o informe sobre as normas técnicas existentes. O contrapiso impermeabilizado corretamente, além de assegurar a preservação das estruturas, irá garantir que o piso tenha um excelente desempenho por muitos anos. Consulte sempre uma empresa especializada em impermeabilização.
NORMAS TÉCNICAS:
- NBR 9575 Impermeabilização, seleção e projeto.
- NBR 9574 Execução de impermeabilização.
IMPORTANTE: quaisquer dos itens abaixo devem ser considerados apenas em áreas cobertas e fechadas.
13.6CONTRAPISOS NÃO TÉRREOS (SEM CONTATO DIRETO COM O SOLO)
Medição da umidade
A base deve estar devidamente seca antes de iniciar o processo de instalação do piso. Para instalação, a base deve possuir teor de umidade residual inferior a 2,5% usando o método com higrômetro de carbureto de cálcio (ASTM 1869) ou usando método de 80% de umidade relativa (ASTM F2170). Após utilizar um dos procedimentos descritos acima e constatar umidade, é necessário avaliar cuidadosamente a origem (vazamentos/infiltração) e tomar as providências necessárias. No caso de vazamentos ou infiltrações, o responsável pela obra deve contratar uma empresa especializada para solucionar o problema antes da instalação. Se o contrapiso ainda não estiver seco, aguarde mais alguns dias e refaça o teste. Contrapiso com umidade residual acima de 2,5% até 5% podem ser isolados com VAPORGUARD 150X usando os procedimentos descritos na secção 7.4.1 INSTALAÇÃO DE VAPORGUARD 150X E FITAGUARD deste documento.
13.7CUIDADOS EM PISOS TÉRREOS – ANÁLISE DO CONTRAPISO
Para instalação do Piso Vinílico Rígido SPC em ambientes térreos é obrigatório o uso do sistema contra o vapor de umidade. Recomenda-se a utilização do sistema VAPORGUARD 150X, barreira de vapor em manta impermeável com emendas seladas com FITAGUARD da SINGULAR FLOOR, indicada para proteger o revestimento contra o vapor de umidade ascendente. A VAPORGUARD 150X instalada em conjunto com a FITAGUARD formam um sistema rápido, limpo e extremamente eficaz no controle de umidade ascendente, inclusive sobre cerâmica, pedra e granilite existente. Veja e siga cuidadosamente as recomendações no Guia de Instalação da VAPORGUARD 150 X como barreira de vapor de umidade, para revestimentos de SPC em pisos térreos no site https://singularfloor.com.br/pisos-vinilicos/acessorios/
14. INSTALAÇÃO DE VAPORGUARD 150X E FITAGUARD:
- Certificar que a base esteja limpa e que qualquer reparo que tenha sido realizado esteja totalmente seco antes de prosseguir.
- Certificar que os batentes de portas/ molduras estejam pré-cortados na altura do revestimento, e que transições entre outros revestimentos/ambientes e perfis piso-parede estejam adequadamente preparados.
- Desenrolar a VAPORGUARD 150X em todo o ambiente e cortar assegurando excesso de 10 cm em cada parede. Certifique-se que o contrapiso esteja 100% coberto.
- Em caso de portas, recorte a manta com leve excesso, e embuta-o embaixo do batente/moldura.
- Nota: A VAPORGUARD 150X tem 4m de largura. Os ambientes que possuem até 3,80 ml em uma direção – devem ser cobertos com uma só manta. Ambientes que possuem mais de 3,80 m podem ser cobertos com duas mantas, seguindo as instruções de selagem das emendas com a FITAGUARD.
- Emendas entre VAPORGUARD 150X devem ser sobrepostas em pelo menos 20 cm, inclusive portas entre ambientes e seladas em 100% da sua extensão com a FITAGUARD. Pressione a FITAGUARD com esfregão macio pós a aplicação para garantir a boa aderência.
- Tomar cuidado para não perfurar ou rasgar a manta durante a instalação para garantir uma perfeita barreira de vapor.
- Uma vez que a VAPORGUARD 150X esteja 100% instalada com emendas seladas e excessos (10 cm) em todo o perímetro, dar andamento a instalação do revestimento.
- Após concluir a instalação do revestimento de SPC, recorte e remova o excesso da VAPORGUARD150X ao longo de todo o perímetro utilizando um estilete, deixando uma margem de 4 a 5 mm acima do piso instalado. Para facilitar o corte, utilize um pedaço do próprio piso como guia.
- Realize esse procedimento antes da instalação do rodapé ou perfil de arremate.
- Nota: O VAPORGUARD150X é 100% reciclável. Retalhos e excessos devem ser descartados como plástico reciclável.
15. PRODUTOS COMPLEMENTARES RECOMENDADOS PARA PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO ANTES DA INSTALAÇÃO DO PISO VINÍLICO RÍGIDO SPC DA SINGULAR FLOOR
15.1Barreira de umidade:
- VAPORGUARD 150X e FITAGUARD SINGULAR FLOOR. Manta impermeável, indicada para criar uma barreira de vapor para instalação de revestimentos de SPC.
15.2Primers:
- UNIPRIMER -SINGULAR FLOOR
- PRIMER G – MAPEI
- ECO PRIM GRIP PLUS – MAPEI
15.3Argamassas de Regularização Autonivelante:
- PISOS PLANO – SINGULAR FLOOR
- NOVOPLAN 1-10-MAPEI
15.4Argamassas De Regularização Espatuladas:
- PLANIPREP CONTRACT – MAPEI
- PLANIPREP SC – MAPEI
Para todos os produtos recomendados, seguir rigorosamente os procedimentos de aplicação prescritos nas fichas técnicas deles. Em caso de dúvidas, contatar os respectivos fabricantes.