Instalação e manutenção
Adote os seguintes procedimentos para obter a máxima qualidade na instalação. Para validade da garantia do produto, o piso deverá ser instalado por profissionais especializados.
1- Ao receber as caixas de piso, deixe-as no local da instalação durante 48 horas, sem abrir a caixa para permitir sua adaptação à temperatura e à umidade do ambiente. Atenção especial deve ser dada se a umidade relativa for baixa ou se estiver em dias de muito calor. Durante a instalação a temperatura e o nível de umidade relativa do ar deve ser mantida o mais estável possível a uma temperatura ambiente de 18° a 27°C (68-8I°F) e umidade de 30% a 60%.
2- Após a abertura das embalagens, somente as réguas necessárias para a instalação devem ser retiradas. Antes da instalação, verifique as réguas do piso laminado e se você encontrar qualquer tipo de defeito de fabricação, entre em contato com a Revenda onde adquiriu o piso imediatamente e não instale!
3- Retire todo o mobiliário do local da instalação.
4- A instalação deverá ser feita sobre superfícies secas, limpas e planas. Verifique se o contrapiso está isento de irregularidades. Pode-se constatar estas condições colocando uma régua de nível de no mínimo 1,5m seguidamente em vários pontos do ambiente. Caso haja diferença no contrapiso de até 3 mm é aceitável e compensado pela própria manta de polietileno de 2mm de espessura. Caso haja diferença no contrapiso superior a 3 mm deverá ser feita a devida regularização com massas cimentícias conforme NBR ABNT 14833-2:2014;
5- Para evitar o risco de umidade no pavimento térreo, é obrigatória a utilização de uma lona plástica de no mínimo 200 micras de espessura e sem micro furos como barreira anti-umidade. Esta lona deve acompanhar a altura dos rodapés.
6- Em construções novas, recomendamos que o tempo necessário para a secagem do contrapiso seja respeitado conforme NBR ABNT 14833-2:2014.
7- Para casos onde o índice de umidade seja alto, como construções muito próximas a represas, aterros, entre outros, recomendamos que o contrapiso seja impermeabilizado.
8- Esse revestimento não é apropriado para áreas molháveis como cozinhas, banheiros e lavanderias.
9- Para aplicação em escada, o piso deve ser instalado somente através do método horizontal com perfil Tecno
>IMPORTANTE: Instale primeiramente os móveis e armários embutidos e depois o piso laminado para que não haja o travamento do piso. Caso seja instalado sobre o piso, será necessário manter o espaço de dilatação de no mínimo 8mm na frente do móvel e acabamento com perfil Tecno adequado. Também deve-se ter cuidado quando instalado o pino trava porta, para não travar o piso.
10- Defina previamente o sentido das réguas para melhor aproveitamento do material, sempre obedecendo a escolha do cliente (transversal, longitudinal ou diagonal). Sempre considerar a finalização da fileira o tamanho da régua superior a largura da régua e no seu comprimento a não tenha largura inferior a 5 cm.
11- Após a distribuição da manta de polietileno de 2 mm no ambiente inicie o posicionamento das réguas:
- Observe o alinhamento das paredes.
- Disponha as réguas sobre a manta e encaixe cuidadosamente, da esquerda para a direita, com o lado fêmea voltado para a parede.
- Junte os topos da primeira e da segunda régua, fazendo um ângulo em torno de 20 à 35 graus e faça movimento suave para cima e para baixo até encaixar.
- Comece a segunda fileira com a primeira régua em ângulo em torno de 20 à 35 graus e faça movimentos suaves de um lado para outro, para cima e para baixo, até encaixar.
- Para instalar a segunda régua dessa fileira comece pelos topos, em ângulo em torno de 20 à 35 graus, e faça movimentos para cima e para baixo.
- Depois, levante as duas réguas e certifique de encaixá-las na fileira anterior até encaixe longitudinal perfeito. Repita o processo até cobrir todo o ambiente.
- Para o perfeito encaixe no sentido longitudinal, é necessário a utilização de um bloco batedor com um martelo de borracha, e após colocadas as quatro primeiras réguas, dê suaves marteladas com o bloco no topo.
- Comece a instalação do piso laminado colocando espaçadores no sentido do comprimento da régua e um par na largura, entre a régua e a parede, para dar o espaço da dilatação. O espaçador assegura a distância de dilatação de 8 mm necessária entre a parede e o piso laminado, assim como o travamento do piso laminado.
O piso laminado tem como vantagens a beleza, durabilidade e grande praticidade, o que facilita sua manutenção no dia a dia. Como sua superfície não é porosa a limpeza e a conservação são muito simples, não permitindo a proliferação de fungos e bactéria.
Para limpar o piso laminado, deve-se utilizar um aspirador de pó, sem raspar o piso, ou vassoura de cerdas macias e um pano torcido nas soluções dos produtos de limpeza doméstica, isentos de cera ou silicone.
Remoção de manchas Diversas manchas podem ser removidas com a utilização do produto correto. Confira a tabela abaixo:
TIPO DE MANCHA | PRODUTO DE LIMPEZA |
---|---|
Cola, esmalte de unhas | Acetona |
Graxa de sapato, suco de uva, vinho, café, refrigerante, batom | Detergente com pH neutro ou álcool |
Tinta de caneta esferográfica | Álcool |
Tinta látex | Água |
Massas para modelar | Álcool ou Tíner |
Verniz e tinta esmalte | Tíner |
Cuidados com o mobiliário Para manter o seu piso Reserva Click em bom estado, adote os seguintes procedimentos:
> Utilize feltro na base dos móveis.
> Utilize rodinhas de poliuretano nas cadeiras giratórias.
> Posicione pianos ou outros móveis mais pesados sobre uma placa em MDF de pelo menos 3 mm, acrescido de um feltro.